Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil
CAVALCANTI, Marilda C.. Estudos sobre educação bilíngüe e escolarização em contextos de minorias lingüisticas no Brasil. DELTA, São Paulo , v. 15, n. spe, p. 385-417, 1999 .
AcesseLost in translation: la educación bilingüe en los Estados Unidos
FERNANDEZ ULLOA, Teresa; JAMES, Crawford. Lost in translation: la educación bilingüe en los Estados Unidos. RLA, Concepción , v. 45, n. 1, p. 87-99, 2007 .
AcesseINTERCULTURALIDADE, LETRAMENTO E ALTERNÂNCIA COMO FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA
LISBOA, Flávia Marinho. INTERCULTURALIDADE, LETRAMENTO E ALTERNÂNCIA COMO FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 56, n. 2, p. 669-688, Aug. 2017 .
AcesseLANGUAGE AS SOCIAL PRACTICE: DECONSTRUCTING BOUNDARIES IN INTERCULTURAL BILINGUAL EDUCATION
ZAVALA, Virginia. LANGUAGE AS SOCIAL PRACTICE: DECONSTRUCTING BOUNDARIES IN INTERCULTURAL BILINGUAL EDUCATION. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 57, n. 3, p. 1313-1338, Sept. 2018.
AcesseConflicting Language Ideologies Concerning Bilingualism and Bilingual Education among Pre-Service Spanish Teachers in South Texas
BARBOSA, Mara R.. Conflicting Language Ideologies Concerning Bilingualism and Bilingual Education among Pre-Service Spanish Teachers in South Texas. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 20, n. 2, p. 325-351, June 2020.
AcesseEducação bilíngüe, lingüística e missionários
BARROS, Maria Cândida Drumond Mendes. Educação bilíngüe, lingüística e missionários. Em Aberto.Brasília, v.14, n.63, jul./set. 1994.
AcesseAs concepções de ensino-aprendizagem do Projeto Político-pedagógico de uma escola de educação bilíngüe
DAVID, A. M. F. As concepções de ensino-aprendizagem do Projeto Político-pedagógico de uma escola de educação bilíngüe. 2007. 186p. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) PUC. São Paulo.
AcesseReflexos da evolução do ensino de línguas na lexicografia bilíngue
DURAN, Magali Sanches; XATARA, Claudia Maria. Reflexos da evolução do ensino de línguas na lexicografia bilíngüe. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 47, n. 1, p. 241-250, June 2008 .
AcesseO ensino de língua estrangeira na educação de jovens e adultos de Florianópolis: bilinguismo, pesquisa e intercompreensão
FERREIRA, Eric Duarte. O ensino de língua estrangeira na educação de jovens e adultos de Florianópolis: bilinguismo, pesquisa e intercompreensão. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 9, n. 1, p. 201-223, 2009 .
AcesseBreve histórico do projeto “Escola Intercultural Bilingue de Fronteira”
FLORES, Olga Viviana. Breve histórico do projeto “Escola Intercultural Bilingue de Fronteira”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS OFICIAIS DO MERCOSUL, 1., 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2010. p. 1-9.
AcesseEducação superior bilíngue para surdos: o sentido da política inclusiva como espaço da liberdade: primeiras aproximações
FRANCO, Monique. Educação superior bilíngue para surdos: o sentido da política inclusiva como espaço da liberdade: primeiras aproximações. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 15, n. 1, p. 15-30, Apr. 2009 .
AcesseIch spreche anders, aber das ist auch deutsch: línguas em conflito em uma escola rural localizada em zona de imigração no sul do Brasil
FRITZEN, Maristela Pereira. Ich spreche anders, aber das ist auch deutsch: línguas em conflito em uma escola rural localizada em zona de imigração no sul do Brasil. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 47, n. 2, p. 341-356, Dec. 2008 .
AcesseConflict resolution in the context of Early Childhood Bilingual Education: towards a multicultural development
GAZZOTTI, Daniele; LIBERALI, Fernanda. Conflict resolution in the context of Early Childhood Bilingual Education: towards a multicultural development. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 14, n. 2, p. 313-334, June 2014 .
AcesseBilingual education, indigenous language and culture: the case of Apyãwa Tapirapé
GORETE NETO, Maria. Bilingual education, indigenous language and culture: the case of Apyãwa Tapirapé. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 14, n. 2, p. 335-351, June 2014 .
AcesseCaminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
MEGALE, Antonieta; LIBERALI, Fernanda. Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada. Raído, Dourados, v. 10, n. 23, p. 9-24, mar. 2017. ISSN 1984-4018.
AcesseTEXTS, TALK AND TECHNOLOGY: THE LITERACY PRACTICES OF BILINGUALLY-EDUCATED STUDENTS
MOLYNEUX, Paul; ALIANI, Renata. TEXTS, TALK AND TECHNOLOGY: THE LITERACY PRACTICES OF BILINGUALLY-EDUCATED STUDENTS. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 55, n. 2, p. 263-292, Aug. 2016 .
AcesseA atual Proposta Bilíngue para Educação de Surdos em prol de uma Educação Inclusiva
MOURA, Débora Rodrigues; Vieira, Claudia Regina. A atual Proposta Bilíngue para Educação de Surdos em prol de uma Educação Inclusiva.
AcesseMosaico da linguagem das crianças bilíngues bimodais: estudos experimentais
QUADROS, Ronice Müller de et al . Mosaico da linguagem das crianças bilíngues bimodais: estudos experimentais. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 16, n. 1, p. 1-24, Mar. 2016 .
AcesseSobreposição no desenvolvimento bilíngue bimodal
QUADROS, Ronice Müller de; LILLO-MARTIN, Diane; PICHLER, Deborah Chen. Sobreposição no desenvolvimento bilíngue bimodal. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 14, n. 4, p. 799-834, Dec. 2014 .
AcesseHABLA PRIVADA EN LOS MENSAJES DE NIÑAS Y NIÑOS BILINGÜES Y MONOLINGÜES
SAN MARTIN MARTINEZ, CONCHI; BOADA CALBET, HUMBERT; FORNS SANTACANA, MARIA. HABLA PRIVADA EN LOS MENSAJES DE NIÑAS Y NIÑOS BILINGÜES Y MONOLINGÜES. RLA, Concepción , v. 52, n. 1, p. 59-77, jun. 2014 .
Acessehttps://doi.org/10.1590/1984-639820145706
SOUSA, Aline Nunes de. Reflexões sobre as práticas de ensino de uma professora de inglês para surdos: a língua de sinais brasileira como mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 14, n. 4, p. 1015-1044, Dec. 2014 .
Acesse(De)colonialidade da linguagem, locus enunciativo e constituição identitária em Gloria Anzaldúa, uma new mestiza
Baptista, Lívia M. T Rádis. (De)colonialidade da linguagem, locus enunciativo e constituição identitária em Gloria Anzaldúa, uma new mestiza. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 26, p. 123-145, 2019.
AcesseRepresentação e Educação Linguística de Professores de Línguas: Revisitando Algumas Concepções Teóricas
Baptista, Lívia M. T. Rádis. Representação e Educação Linguística de Professores de Línguas: Revisitando Algumas Concepções Teóricas. LÍNGUAS & LETRAS (UNIOESTE), v. 19, p. 40-58, 2018.
AcesseEducação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México
Baptista, L.M.T. Rádis; López Gopar, Mario Enrique. Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México. Letras & Letras (UFU), v. 35, p. 1-27, 2019.Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México | Letras & Letras.
AcesseChat educacional no ensino de espanhol em ambiente virtual
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara. (2015) Chat educacional no ensino de espanhol em ambiente virtual. Trabalhos em Linguística Aplicada
AcesseEspanhol como língua estrangeira (E/LE), acción poética e xenofobia:uma experiência oedagógica com um recurso educacional aberto na perspectiva dos letramentos críticos
Beviláqua, André Firpo; Leffa, Vilson José; Kieling, Helena dos Santos. (2019) Espanhol como língua estrangeira (E/LE), acción poética e xenofobia:uma experiência oedagógica com um recurso educacional aberto na perspectiva dos letramentos críticos. Trabalhos em Linguística Aplicada 58( 2): 759 – 778.
AcesseAnálisis de errores recurrentes en el Corpus de Aprendices de Español como Lengua Extranjera
Cabrera, Anita Ferreira; Gómez, Jéssica Elejalde (2017) Análisis de errores recurrentes en el Corpus de Aprendices de Español como Lengua Extranjera, CAELE . Revista Brasileira de Linguística Aplicada 17( 3): 509 – 538.
AcesseMotivação e ensino de espanhol na escola pública paulista: dados quantitativos e qualitativos de um estudo de caso
Callegari, Marília Vasques. (2012) Motivação e ensino de espanhol na escola pública paulista: dados quantitativos e qualitativos de um estudo de caso. Trabalhos em Linguística Aplicada 51(99-117.
AcesseTipologia das orações-quando/cuando: sintagmas preposicionais e adverbiais em português e espanhol
Cristiany Fernandes da Silva; Heloisa Salles. (2018) Tipologia das orações-quando/cuando: sintagmas preposicionais e adverbiais em português e espanhol. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34(4):1071-1103.
AcesseLa competencia estratégica y cultural en el aprendizaje de la entonación de (des)cortesía del español por parte de brasileños
Devis Herraiz, Empar; Cantero Serena, Francisco José; Oliveira, Aline Fonseca de (2017) La competencia estratégica y cultural en el aprendizaje de la entonación de (des)cortesía del español por parte de brasileños. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33(4):1039 – 1058.
AcesseA aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros: o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional
Dutra, Eduardo de Oliveira. (2019) A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros: o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional. Revista brasileira de linguistica aplicada 19(3):.477-498.
AcesseLeitura em língua estrangeira: entre o ensino médio e o vestibular
ERES FERNÁNDEZ, I. Gretel M. ; Kanashiro, Daniela S. Kawamoto. Leitura em língua estrangeira: entre o ensino médio e o vestibular. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 32, p. 279-291, 2006.
AcesseFormação de professores de espanhol para crianças no Brasil: alguns caminhos possíveis
Fernández, Gretel Eres and Rinaldi, Simone (2009) Formação de professores de espanhol para crianças no Brasil: alguns caminhos possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada 48(2):353-365.
AcesseConsideraciones sobre pruebas de selectividad de español como lengua extranjera
Fernández, Isabel Gretel María Eres and Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto (2010) Consideraciones sobre pruebas de selectividad de español como lengua extranjera. Trabalhos em Linguística Aplicada.
Acesse“Bueno stiamo praticando”: análise comparativa dos sinais discursivos utilizados em situações interativas entre aprendizes de línguas próximas
Ferroni, Roberta; Birello, Marilisa.(2015) “Bueno stiamo praticando”: análise comparativa dos sinais discursivos utilizados em situações interativas entre aprendizes de línguas próximas.Trabalhos em Linguística Aplicada 54(3):483- 517.
AcesseUso das TIC e experiência de autoria de materiais didáticos digitais: percepções de pibidianos do curso de Letras EaD/UFMS
GOMES, Álvaro José dos Santos; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; BIONDO, Fabiana Poças. Uso das TIC e experiência de autoria de materiais didáticos digitais: percepções de pibidianos do curso de Letras EaD/UFMS. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 69-85, 2017.
AcesseExperiências do Pibid na formação inicial de professores de língua espanhola: desafios e conquistas
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. Experiências do Pibid na formação inicial de professores de língua espanhola: desafios e conquistas. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2016, Campo Grande. Anais do XI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Campo Grande: CBLA, 2016. p. 861-871.
AcesseMateriais didáticos produzidos para o curso de licenciatura em letras na modalidade a distância: videoaulas em cena
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; BELLE, Letícia Vasconcelos. Materiais didáticos produzidos para o curso de licenciatura em letras na modalidade a distância: videoaulas em cena. In: Patrícia Graciela da Rocha. (Org.). 10 anos da Educação a Distância na UFMS: as experiências das licenciaturas. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, v. , p. 119-140.
AcesseVestibular, motivação e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: conexões possíveis?
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; CALLEGARI, Marília Oliveira Vasques. Vestibular, motivação e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: conexões possíveis?. REVISTA UFG (IMPRESSO), v. 14, p. 239-244, 2012.
AcesseEnem: consideraciones acerca del examen en el contexto educativo brasileño y análisis de los reactivos según presupuestos de la comprensión lectora
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; ERES FERNÁNDEZ, I. Gretel M. Enem: consideraciones acerca del examen en el contexto educativo brasileño y análisis de los reactivos según presupuestos de la comprensión lectora. In: XIX Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes: La evaluación en la enseñanza del español, 2013, São Paulo. Actas del XIX Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes: La evaluación en la enseñanza del español. Brasília: Embajada de España en Brasil ? Consejería de Educación, Ministerio de Educación de España, 2013. p. 8-18.
AcesseLa difusión de la lengua española en Brasil: de los primeros pasos a su inclusión en el Enem
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; ERES FERNÁNDEZ, I. Gretel M. La difusión de la lengua española en Brasil: de los primeros pasos a su inclusión en el Enem. EUTOMIA, v. 1, p. 90-110, 2012.
AcesseFormación inicial de profesores de Español en universidades públicas de Mato Grosso do Sul
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; GOMES, Álvaro José dos Santos; MIRANDA, Ana Karla Pereira de. Formación inicial de profesores de Español en universidades públicas de Mato Grosso do Sul. In: XXV Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza Español a Lusohablantes, 2017, São Paulo. ACTAS DEL XXV SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A LUSOHABLANTES - 25 años, 25 seminarios, 2017. p. 173-186.
Acessespanhol, presente! Discussão sobre o apagamento e a resistência do idioma em documentos oficiais
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; MIRANDA, Ana Karla Pereira de. Espanhol, presente! Discussão sobre o apagamento e a resistência do idioma em documentos oficiais. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 290-308, 2020.
Acesseormação de professores de espanhol a distância: tecnologias e possibilidades de interação
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; MIRANDA, Ana Karla Pereira de; CRUZ, Thyago José da; OLIVEIRA, Darlene Alves de. Formação de professores de espanhol a distância: tecnologias e possibilidades de interação. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. Anais do SIED: EnPED, 2016. p. 1-11.
AcesseA percepção do egresso do curso de Letras Português e Espanhol da UFMS, na modalidade a distância
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; ROCHA, Patrícia Graciela da. A percepção do egresso do curso de Letras Português e Espanhol da UFMS, na modalidade a distância. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1-10, 2015.
AcessePercepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; ROCHA, Patrícia Graciela da. Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela. CARACOL, v. 1, p. 136-161, 2017.
AcesseO uso de podcast na Educação a Distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto;MIRANDA, Ana Karla Pereira de. O uso de podcast na Educação a Distância: uma experiência vivenciada no curso de Letras da UFMS. In: IV Seminário Formação Docente: Intersecção entre universidade e escola, 2019, Dourados. Anais do Seminário Formação Docente: Intersecção entre universidade e escola. Dourados, 2019. p. 1232-1238.
AcesseA ideologia do panhispanismo e o sensino de espanhol no Brasil
Lagares, Xoán Carlos (2010) A ideologia do panhispanismo e o sensino de espanhol no Brasil. Políticas Lingüísticas. Año 2(2):85-110.
AcesseFormação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos
MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos, Revista Abehache, nº 6, p.165-185, 1º semestre de 2014.
AcesseUm estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
Moraes, Gisele Benck de. (2016) Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 16(1)51-80.
Acesse'Cirandas culturais' e 'O cinema pega a estrada': as linguagens da arte na extensão universitária em licenciaturas na modalidade a distância
NOAL, Mirian Lange; ROCHA, Patrícia Graciela da; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. 'Cirandas culturais' e 'O cinema pega a estrada': as linguagens da arte na extensão universitária em licenciaturas na modalidade a distância/UFMS. In: Patrícia Graciela da Rocha. (Org.). 10 anos da Educação a Distância na UFMS: as experiências das licenciaturas. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. , p. 299-315.
AcesseO papel que cumprimos os professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil
Paraquett, Márcia (2009) O papel que cumprimos os professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Diálogos Interamericanos, no 38:123-137.
AcesseMultimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
Pinheiro, Michelle Soares (2016) Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada
AcesseO letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol
Pinheiro, Michelle Soares.(2019) O letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol. Revista brasileira de linguistica aplicada 19(3):455-476.
AcesseFacebook como ferramenta de interação extraclasse para aprendizes de língua espanhola
Retamar, Hugo Jesús Correa (2017) Facebook como ferramenta de interação extraclasse para aprendizes de língua espanhola. Trabalhos em Linguística Aplicada 56(1):97 – 115.
AcessePor que desistir? A evasão nas licenciaturas da EAD/UFMS
ROCHA, Patrícia Graciela da; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; CHIAPPETTA, Annalies Padron; NOAL, Miran Lange. Por que desistir? A evasão nas licenciaturas da EAD/UFMS. In: Patrícia Graciela da Rocha (Org.). Línguas, discursos e identidades: saberes e práticas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. , p. 234-255.
AcesseLinguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol
SILVA JÚNIOR, Antônio Carlos; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, UEMG, Ano 2, No. 2 (Setembro/2019) Edição Especial Dossiê SULear.
AcesseConcepções de ensino e políticas para a formação de professores de espanhol em diálogo com a BNCC
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da. Concepções de ensino e políticas para a formação de professores de espanhol em diálogo com a BNCC. In: GULLO, Annita; RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. (Orgs.). Língua Estrangeira e Currículo. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 8-25.
AcesseEl uso de entrevistas en la clase de Español para Turismo
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da. El uso de entrevistas en la clase de Español para Turismo. Signos Ele, v. 1, p. 1-12, 2010.
AcesseO ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de espanhol/ língua estrangeira (E/LE)
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; JUNGER, Cristina de Souza Vergnano; LEMOS, Rodrigo de Oliveira. O ensino da leitura a alunos deficientes visuais em turmas regulares de espanhol/ língua estrangeira (E/LE). Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 11, p. 102-114, 2009.
AcesseQual o espaço para o espanhol na aviação civil brasileira?
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; LIMA, Júlia de Souza. Qual o espaço para o espanhol na aviação civil brasileira? Revista C@LEA, v. 1, p. 130-144, 2019.
Acesse“Já pensamos em espanhol”: reflexões sobre a aprendizagem de espanhol através de produções escritas de discentes do ensino técnico
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; MARINHO, Priscila da Silva. “Já pensamos em espanhol”: reflexões sobre a aprendizagem de espanhol através de produções escritas de discentes do ensino técnico. LínguaTec, v. 3, p. 51-72, 2018.
AcesseLa enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; OLIVEIRA, Adriana Maria Ramos. La enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente. In: MOREIRA, Glauber Lima; ERES FERNÁNDEZ, Gretel. (Org.). Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica. 1ed.Madri: Consejería de Educación - Embajada de España en Brasil, 2019, v. 1, p. 46-61.
AcesseUn panorama sobre la enseñanza del español en los Centros e Institutos Federales de Brasil
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; OLIVEIRA, Adriana Maria Ramos. Un panorama sobre la enseñanza del español en los Centros e Institutos Federales de Brasil. In: MIRANDA, Cícero. (Org.). La lengua española en Brasil. Enseñanza, formación de profesores y resistencia. 1ed.Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de España, 2018, v. 1, p. 28-39.
AcesseO trabalho com canções de Alejandro Sanz nas aulas de espanhol e a perspectiva intercultural: análise de unidades didáticas aplicadas em cursos de idiomas
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; TAVELA, Renata Martuchelli. O trabalho com canções de Alejandro Sanz nas aulas de espanhol e a perspectiva intercultural: análise de unidades didáticas aplicadas em cursos de idiomas. In: ERES FERNÁNDEZ, Gretel Eres; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; SILVA, Antonio Messias Nogueira da. (Orgs.). Enseñanza y aprendizaje del español en Brasil: aspectos lingüísticos, discursivos e interculturales. 1ed.Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de España, 2016, v. 1, p. 13-28.
AcesseRepresentações e estereótipos sobre a tradução português/espanhol
Simão, Angélica Karim Garcia. (2014) Representações e estereótipos sobre a tradução português/espanhol. Trabalhos em Linguística Aplicada.
AcesseElaboração de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira com apoio da Internet
Vergnano-Junger, Cristina (2010) Elaboração de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira com apoio da Internet. Calidoscópio 8 (1): 24-37.
AcesseCrenças sobre o ensino-aprendizagem de espanhol em uma escola pública
Zolin-Vesz, Fernando. (2013) Crenças sobre o ensino-aprendizagem de espanhol em uma escola pública. Revista Brasileira de Linguística Aplicada.
AcesseComo ser feliz em meio ao portunhol que se produz na sala de aula de espanhol: por uma pedagogia translíngue
Zolin-Vesz, Fernando.(2014) Como ser feliz em meio ao portunhol que se produz na sala de aula de espanhol: por uma pedagogia translíngue. Trabalhos em Linguística Aplicada.
AcesseTeste
adfasdfsadfasdfs
AcesseConhecimentos gramaticais na escola: entre a manutenção do normativismo e a gaseificação conceitual
Giacomin, Letícia Mello;
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth. Conhecimentos gramaticais na escola: entre a
manutenção do normativismo e a gaseificação conceitual. Linguagem em (Dis)curso
19(3): 435 - 450, nov 2019.
Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre a necessidade de análise crítica de textos
Sartori,
Adriane Teresinha. Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre a necessidade
de análise crítica de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada
15(4): 925 – 940, dec 2015.
Protocolo de avaliação de softwares pedagógicos: analisando um jogo educacional digital para o ensino de língua portuguesa
Araújo, Nukácia Meyre Silva; Freitas, Fernanda Rodrigues Ribeiro. Protocolo de avaliação de softwares pedagógicos: analisando um jogo educacional digital para o ensino de língua portuguesa. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 61(2): 381 - 408 aug 2017.
AcesseMediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino
Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gonçalves, Adair Vieira. Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino . DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33(3): 945 - 981 sep 2017.
AcesseNormativismo linguístico em redes sociais digitais: uma análise da fanpage Língua Portuguesa no Facebook
Bezerra, Benedito Gomes; Pimentel, Renato Lira. Normativismo linguístico em redes sociais digitais: uma análise da fanpage Língua Portuguesa no Facebook.Trabalhos em Linguística Aplicada 55(3): 731 – 755, dec 2016.
AcesseDimensões discursivas e linguísticas no campo do ensino da língua portuguesa – notas de uma prática docente
Bortolotto, Nelita; Guimarães, Joice Eloi. Dimensões discursivas e linguísticas no campo do ensino da língua portuguesa – notas de uma prática docente. Linguagem em (Dis)curso 16(2: 353 – 368, aug 2016.
AcesseIdeologias linguísticas e regimes de testes de língua para migrantes no Brasil
Dias, Ana Luiza Krüger; Pinto, Joana Plaza. Ideologias linguísticas e regimes de testes de língua para migrantes no Brasil . Revista Brasileira de Linguística Aplicada 17 (1): 61 – 81, mar 2017.
AcesseO tupi antigo no português: algumas questões sobre história, identidade e ensino de linguagem
Góis, Marcos L.S.; Martins, Andérbio Márcio Silva. O tupi antigo no português: algumas questões sobre história, identidade e ensino de linguagem.Trabalhos em Linguística Aplicada 58(1): 422 – 440, Campinas jan./abr. 2019.
AcesseA elaboração de tarefas para o ensino de língua portuguesa a partir da teoria bakhtiniana de gêneros do discurso
Gomes, Maíra da Silva; Santos, Letícia Grubert. A elaboração de tarefas para o ensino de língua portuguesa a partir da teoria bakhtiniana de gêneros do discurso. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(3): 1197-1220, Campinas Sept./Dec. 2019.
AcesseTodos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue.
Lopes, Adriana Carvalho; Silva, Daniel do Nascimento e. Todos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue. Linguagem em (Dis)curso 18(3): 695 – 713, dec 2018.
AcesseEscrita, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Nonato, Sandoval. Escrita, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(3): 1282-1309, Campinas Sept./Dec. 2019.
AcesseO perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau
Ntchala Cá, Imelson; Rubio, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(1): 389-421, Campinas jan./abr. 2019.
AcesseONDE ESTÁ O NOSSO PRETOGUÊS? BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Panerai Ana Virginia Bitencourt; Bonetti, Alinne de Lima. ONDE ESTÁ O NOSSO PRETOGUÊS? BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Anais do IV SEMINÁRIO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades, no que se refere ao conteúdo, correção linguística e estilo são de responsabilidade dos(as) respectivos(as) autores e autoras, 2018, p. 12-18.
AcesseLíngua portuguesa ou gramática? Uma proposta de desconstrução do “Ou isto ou aquilo”
PETRI, Verli; CERVO, Larissa Montagner. Língua portuguesa ou gramática? Uma proposta de desconstrução do “Ou isto ou aquilo”. Linguagem em (Dis)curso 19(1):35-48, jan./abr. 2019.
AcesseA construção dos discursos sobre ensino de língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990
Pietri, Émerson de. A construção dos discursos sobre ensino de língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990.Trabalhos em Linguística Aplicada 57 (1): 523-550, apr 2018.
AcesseA licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
Santos, Marcos Bispo dos. A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34(4): 1159 – 1185, dec 2018.
Acesse“Portunhol Selvagem”: translinguagens em cenário translíngue/transcultural de fronteira
Santos, Maria Elena Pires. “Portunhol Selvagem”: translinguagens em cenário translíngue/transcultural de fronteira. Gragoatá 22(42): 523-539, Niterói, jan.-abr. 2017.
AcesseNarrativas orais e (trans)masculinidade: (re)construções da travestilidade (algumas reflexões iniciais)
Borba, R. (2011)Narrativas orais e (trans)masculinidade: (re)construções da travestilidade (algumas reflexões iniciais). Bagoas - estudos gays: gênero e sexualidades 5(06):181-210.
AcesseEscrituras de gênero e políticas de différance: imundície verbal e letramentos de intervenção no cotidiano escolar
Borba, R.; Lopes, A. 2018. Escrituras de gênero e políticas de différance: imundície verbal e letramentos de intervenção no cotidiano escolar. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., |VIII SENALE| p.241-285.
AcesseGênero ilimitado: a construção discursiva da identidade travesti através da manipulação do sistema de gênero gramatical
Borba, R.; Ostermann, A. (2008). Gênero ilimitado: a construção discursiva da identidade travesti através da manipulação do sistema de gênero gramatical. Revista de Estudos Feministas. v.16(2). Florianópolis maio/ago, p. 409-432.
AcesseMulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea
Fabrício, B. F. (2004). Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea. DELTA [online]. 2004, vol.20, n.2, pp.235-263.
AcesseConstituição da Identidade do Sujeito Transgênero: Complexidade e Designação
Ferreira, D. M. M. (2018) Constituição da Identidade do Sujeito Transgênero: Complexidade e Designação. Guavira Letras 14(28):81-93.
AcessePosicionamentos interacionais em pequenas histórias contadas por um universitário migrante: performances de masculinidade heterossexual
Freitas, L. R. F. (2017) Posicionamentos interacionais em pequenas histórias contadas por um universitário migrante: performances de masculinidade heterossexual. Dialnet 14(2): 2116-2127.
AcessePerformance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero
Gonzalez, C. R.; Moita-Lopes (2016) Performance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero. RBLA, 16 (4) 679-708.
AcesseEducados no sexo neutro: a construção discursiva de sexualidade e de gênero em um texto da revista Veja
Jesus, D. (2014) Educados no sexo neutro: a construção discursiva de sexualidade e de gênero em um texto da revista Veja. RBLA 14(3): 613-634.
AcesseGênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas
Louro, G. L. (2008) Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago, p. 17-23.
AcesseDiscursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Calidoscópio 6(2): 61
Magalhães, I. (2008) Discursos e identidades de gênero na alfabetização de jovens e adultos e no Ensino Especial. Calidoscópio 6(2): 61-68.
AcesseA representação das mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional
Morais, F. B. C. de. (2019). A representação das mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(2), 61-83.
AcesseA neutralização do estigma em narrativas de entrada para o tráfico: adesão e resistência a estereótipos de feminilidade
Nascimento. C. V. P.; França, A. C.; Biar, L. A. (2016) A neutralização do estigma em narrativas de entrada para o tráfico: adesão e resistência a estereótipos de feminilidade. Revista Brasileira de Iniciação Científica 3 (7): 5-24.
AcesseO ethos ativista no Facebook: uma análise discursiva das narrativas digitais de mulheres ambientalistas
Nogueira, E.C.D.; Câmara, M.T. P (2018) O ethos ativista no Facebook: uma análise discursiva das narrativas digitais de mulheres ambientalistas. Calidoscópio 16(2): 206-215.
AcesseMulheres em conflito com a lei: a ressignificação de identidades de gênero em um contexto prisional
Oliveira, E.P.T. (2009) Mulheres em conflito com a lei: a ressignificação de identidades de gênero em um contexto prisional. RBLA 9(2):391-414.
AcesseA construção discursiva do corpo feminino na mídia esportiva: as Olimpíadas 2016
Pellim, T.; Diniz, I. K. S.; Ivanha, G..S. (2018). A construção discursiva do corpo feminino na mídia esportiva: as Olimpíadas 2016. INTERthesis 15(3):128-145.
AcesseHumano, demasiadamente humano: sobreemoções e masculinidade
Pimenta, O. S. M.; Natividade, C. (2012) Humano, demasiadamente humano: sobreemoções e masculinidade. v. 28 Especial, p. 605-637.
AcesseFeminismo e as identidades no cerne dos princípios de pesquisa
Pinto, J.P.; Badan, S.Z. (2012) Feminismo e as identidades no cerne dos princípios de pesquisa. Calidoscópio 10 (2): 133-139.
AcesseTeste Treinamento
Teste Treinamento , Teste Treinamento , Teste Treinamento , Teste Treinamento
AcessePráticas de letramento em língua inglesa com alunos surdos em contexto de estágio supervisionado
O Letramento Escolarizado e as Práticas Multiletradas em Contexto Superdiverso de Fronteira
Reflexões sobre colonialidade de gênero letramento crítico em aulas no ensino médio
Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar
Conceitos e modelos de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam?
Pinheiro, Regina Cláudia (2018) Conceitos e modelos
de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam? Linguagem em (Dis)curso 18(3): 603-622.
Letramento e identidade: as fronteiras da tradução
Martinas, Maria Sílvia Cintra (2013) Letramento e identidade: as fronteiras da tradução /Dossiê Letramento e identidade: questões em estudo. Scripta 17 (32): 97-112.
Acesse“Liberte-se dos rótulos”: questões de gênero e sexualidade em práticas de letramento em comunidades ativistas do Facebook
Biondo,
F.P. (2015) “Liberte-se dos rótulos”: questões de gênero e sexualidade em
práticas de letramento em comunidades ativistas do Facebook. RBLA 15(1):209-236.
Letramento e inclusão: do Estado-Nação à era das TIC
Buzato,
Marcelo El Khouri (2009) Letramento e inclusão: do Estado-Nação à era das TIC. D.E.L.T.A.,25 (1): 1-38.
Desregulamentando dicotomias: Transletramentos, sobrevivências, nascimentos
Lopes,
Adriana C.; Silva, Daniel N.; Facina, Adriana; Calazans, Raphael; Tavares,
Janaína (2017) Desregulamentando dicotomias: Transletramentos, sobrevivências,
nascimentos. Trabalhos em Linguística
Aplicada 56.(3):753-780.
Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero
Moita-Lopes, L.P.(2010) Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 393-417.
AcesseO letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola
Rojo,
Roxane (2008) O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em
(Dis)curso 8(3): 581-612.
Letramento e alfabetização: as muitas facetas
Soares,
Magda (2004) Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação 25: 5-17.
Práticas sociais de (bi)letramentos em zona de fronteira entre Brasil-Uruguai
Antunes, Bruna Susel Gulart; Dornelles, Clara; Irala, Valesca Brasil. (2014) Práticas sociais de (bi)letramentos em zona de fronteira entre Brasil-Uruguai. Rev. bras. linguist. apl. 14(2):.271-292.
AcesseCultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0
Buzato, Marcelo El Khouri (2010) Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em revista 26(3):283-303.
AcesseTodos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue
Lopes, Adriana; Silva, Daniel do Nascimento (2018) Todos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue. Linguagem em (Dis)curso 18:695-713.
AcesseIdentidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia
Ferreira, Aparecida de Jesus.
(2012) Identidades sociais,
letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de
raça/etnia. Trabalhos em linguistica aplicada 51(1):193-215.
Todos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue
Lopes, Adriana; Silva, Daniel do Nascimento (2018) Todos nós semos de frontera: ideologias linguísticas e a construção de uma pedagogia translíngue. Linguagem em (Dis)curso 18:695-713.
AcesseLetramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções
Mattos, A. M. A.; Valério, K. M. (2010) Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. RBLA 10 (1): 135-158.
AcesseLetramentos táteis, sonoros e digitais: a construção de um repertório cognitivo pelas audioleituras assistivas
Timponi, Raquel (2017) Letramentos táteis, sonoros e digitais: a construção de um repertório cognitivo pelas audioleituras assistivas. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 19(2): 185-197.
AcesseLetramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC
Tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
Paiva, Vera
Lúcia Menezes de Oliveira. 2018. Tecnologias digitais para o
desenvolvimento de habilidades orais em inglês. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada 34(4):1319 – 1351.
Discursos sobre a Web 2.0
Pereira, Daniervelin Renata; Matte, Ana Cristina. 2010. Discursos
sobre a Web 2.0 e a educação: uma análise semiótica. Trabalhos em Linguística Aplicada 49(1): 293 – 304.
Learning foreign languages in teletandem
Telles,
João A. 2015. Learning foreign languages in teletandem: Resources and
strategies. DELTA:
Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada 31(3):603 – 632
Práticas de Letramento Acadêmico no Facebook
Franco, Raquel Aparecida Soares Reis, Castanheira, Maria Lúcia. 2016. Práticas de Letramento Acadêmico no Facebook. Ilha do Desterro 69(3): 13-28.
Poesia ciborgue e pós-humanização da linguagem
Marques, Ana. 2019. Poesia ciborgue e
pós-humanização da linguagem: da externalização tecnológica à recuperação da
linguagem humana. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(2):
566-578.
Por uma visão de linguagem ciborgue e coletiva
Martins, Eduardo Espindola Braud; Viana, Rodrigo
Ferreira. 2019. Por uma visão de linguagem ciborgue e coletiva. Trabalhos em
Linguística Aplicada 58(2): 496-519.
A linguagem dos Emojis
Paiva,
Vera Lúcia Menezes de Oliveira. 2016. A linguagem dos Emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada 55(2): 379 – 401.
Tecnologias assistivas e pos-humanismo
Kath, Elizabeth; Neto, Osorio
Coelho; Buzato, Marcelo El Khouri. 2019. Tecnologias assistivas e pos-humanismo :sobre a inclusão/exclusão social dos
ciborgues Low-Tech. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(2): 679-703.
Keep calm e mude o código: um estudo de code switching no Facebook
Oliveira, Wélica Cristina Duarte;
Gallardo, Barbara Crisina. 2019. Keep calm e mude o código: um estudo de code switching
no Facebook. Revista Brasileira de
Linguística Aplicada 19(1):205-227.
As tecnologias digitais e seus enigmas
Recuero, Raquel; Silva, Francisco Vieira. As tecnologias digitais e seus enigmas: uma
entrevista com Vilson Leffa. 2017. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v.
06, n. 02, p. 363-368.
A webaula à luz da escrita colaborativa
Araújo, Nukácia Meyre Silva; Hissa, Débora Liberato
Arruda. A
webaula à luz da escrita colaborativa: reflexões sobre uma produção
didático-digital. Intersecções 18(1):
187-202.
Jornal digital numa perspectiva ascendente de apropriação tecnológica
Gomes, Luiz; Dos Dantos,
Verônica. 2020. Jornal digital numa perspectiva ascendente de apropriação
tecnológica: a vez e a voz dos alunos. Revista Leitura 1, p. 92-105
Aprendizagem de línguas mediada por computador
Leffa, Vilson J.
2006. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa.
(Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada:
temas e métodos. Pelotas: Educat, p. 11-36.
Formação tecnológica de professores
Freire, Maximina
Maria. 2009. Formação tecnológica de professores: problematizando, refletindo,
buscando... IN: Soto, U., Mayrink, MF., Gregolin, IV (orgs.) Linguagem, educação e virtualidade [online].
São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica
inserção dos recursos digitais e da Internet nas práticas sociais e educacionais
Braga, D. B.; Schlindwein, A. F. 2020. A inserção dos recursos digitais e da Internet nas práticas sociais e educacionais: impactos no ensino da literatura do século XXI. Remate de Males, 34(2): 635-65.
AcesseLíngua, linguagem e mediação tecnológica
Signorini, Inês and Cavalcanti, Marilda C. Língua, linguagem e mediação tecnológica. 2010. Trabalos em Linguística Aplicada 49(2):419-440.
AcesseVirtual reality in English vocabulary
Monteiro, A. M. Vieira; Ribeiro, P. N. S. 2020. Virtual reality in English vocabulary teaching: an exploratory study on affect in the use of technology. Trab. em Ling. Aplicada 59(2): 1310 – 1338.
AcesseO pós-humano é agora
Buzato, Marcelo El Khouri. 2019. O pós-humano é agora: uma apresentação. Trabalhos em Linguística Aplicada 58(2): 478-495.
AcesseRemix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital
·
Buzato,
Marcelo El Khouri et al. (2013) Remix, machup, paródia e companhia: por
uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. RBLA v.
13, n. 4, p. 1191-1221.
Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina (2017) Letramento literário
multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia.
Linha D’Água (Online) vol. 30. No. 2, p. 51/69.
Estudos em cultura escrita e escolarização: uma proposição de simpósio entre ideários teóricos de base histórico-cultural na busca de caminhos metodológicos para pesquisas em Linguística Aplicada
Rizzatti, Mary Elizabeth Cerutti; Mossmann, Suziane; Irigoite, Josa Coelho da Silva (2013) Estudos em cultura escrita e escolarização: uma proposição de simpósio entre ideários teóricos de base histórico-cultural na busca de caminhos metodológicos para pesquisas em Linguística Aplicada. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 48-58.
AcesseA multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores
Belmiro, Celia Abicalil. (2010) A multimodalidade na literature infantile e a formação de professores leitores. RBLA v. 10, n. 2, p. 403-420.
AcesseReflexões literárias e filosóficas na base de “os gêneros do discurso:considerações para o ensino da escrita
Maciel, Lucas Vinício de Carvalho (2019). Reflexões literárias e filosóficas na base de “os gêneros do discurso:considerações para o ensino da escrita . Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1004-1020.
AcesseLeitura e escrita de poemas em inglês
Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva (2019). Leitura e escrita de poemas em inglês. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1331-1352.
AcessebCorpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais
Silva, Alessandra Gomes. (2017)bCorpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. Rev. bras. linguist. apl. vol.17, no.4, p.793-812.
AcesseInterseccionalidade e educação antirracista no ensino de português e literatura: considerações para uma proposta de material didático
Conceição,
Janaína Vianna da (2020) Interseccionalidade e educação antirracista no ensino
de português e literatura: considerações para uma proposta de material
didático. Calidoscópio 18(1):
162-183.
O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas
Leite, Evandro Gonçalves, Pereira, Regina Celi Mendes and Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes (2018) O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Rev. bras. linguist. apl. vol.18, no.4, p.919-950.
AcesseSlams - letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo
Neves, Cynthia Agra de Brito, (2017) Slams - letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. Linha D’Água (Online) vol. 30, no. 2, p. 92-112.
AcesseDiscurso e memória: relações discursivas entre o conto Teoria do Medalhão e o anúncio publicitário Doutor
Pereira, Carla Soares; Amin, Vanda do Socorro Furtado; Corradi, Analaura (2019) Discurso e memória: relações discursivas entre o conto Teoria do Medalhão e o anúncio publicitário Doutor. Linguagem em (Dis)curso v. 19, n. 2, p. 319-354 .
AcesseRepresentação gay em corpus literário paralelo
Rodrigues Júnior, Adail Sebastião (2010) Representação gay em corpus literário paralelo. RBLA v. 10, n. 3, p. 603-624.
AcesseElaboração de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira com apoio da Internet
Vergnano-Junger, Cristina (2010) Elaboração de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira com apoio da Internet. Calidoscópio 8 (1): 24-37.
AcesseLivros didáticos e ensino de línguas estrangeiras: a produção escrita no PNLD-2011/LEM
Tenuta, Adriana Maria; Oliveira Ana Larissa Adorno Marciotto (2011) Livros didáticos e ensino de línguas estrangeiras: a produção escrita no PNLD-2011/LEM. Linguagem & Ensino 14 (2): 315-336.
AcesseIdentidades sociais de gênero em livros didáticos de língua inglesa sob um viés do Inglês como Língua Franca
Araujo, Jessica Martins de; Ferreira, Aparecida de Jesus (2018) Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua inglesa sob um viés do Inglês como Língua Franca. BELT v. 9, n. 1, p. 74-90.
AcesseA (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português
Ribeiro da Sila, Sílvio (2010) A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português. Domínios de Lingu@gem, v. 4, n. 2, p. 19-32.
AcesseAtividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual
Tilio, Rogério (2012) Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada vol.12, n.4, p.997-1025.
AcesseProdução escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD
Almeida de Freitas, Luciana Maria Almeida de, & Tovar Albuquerque, Carolina. (2019). Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1221-1263.
AcesseProdução escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD
Freitas, Luciana Maria Almeida de and Albuquerque, Carolina Tovar (2019) Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD. Trab. linguist. apl., vol.58, no.3
AcesseA elaboração de tarefas para o ensino de língua portuguesa a partir da teoria bakhtiniana de gêneros do discurso
Gomes, Maíra, & Santos, Leticia Grubert dos. (2019). A elaboração de tarefas para o ensino de língua portuguesa a partir da teoria bakhtiniana de gêneros do discurso. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1197-1220.
AcesseProdução de textos em material didático para o ensino médio: questões sobre subjetividades e gêneros
Mendonça, Marina Célia (2019). Produção de textos em material didático para o ensino médio: questões sobre subjetividades e gêneros. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1021-1050.
AcessePropuestas metodológicas para el diseño de un curso de lengua extranjera basado en el enfoque por tareas
Ferrando Llimós, E.rnesto (2018). Propuestas metodológicas para el diseño de un curso de lengua extranjera basado en el enfoque por tareas. Análisis de necesidades, selección y tipos de tareas. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 56(3), 801-837.
AcesseAnálise de necessidades com base em gênero para orientar a produção de material didático em espanhol: gêneros profissionais do ramo imobiliário
Labella-Sánchez, Natalia (2014) Análise de necessidades com base em gênero para orientar a produção de material didático em espanhol: gêneros profissionais do ramo imobiliário. Rev. bras. linguist. apl., vol.14, no.3, p.635-660.
AcesseO material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis
Vilaça, Márcio Luiz Corrêa (2009) O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades vol. 8, no. 30, p. 1-14
AcesseDesafios do uso do livro didático no ensino superior: uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF Kompakt
Gondar, Anelisi; Ferreira, Mergenfel A. Vaz (2019) Desafios do uso do livro didático no ensino superior: uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF Kompakt. Pandaemonium, São Paulo, v. 22, n. 37, p. 302-330.
AcesseO ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional
Leffa, Vilson J.(1999) O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24.
AcesseTexto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira
Oliveira, S. (2008) Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira.Trabalhos em Linguistica Aplicada 47(1): 91-117.
AcesseA Representação do Mundo no Livro Didático de Inglês: Uma Abordagem Sócio-Discursiva
Tílio, Rogério (2010) A Representação do Mundo no Livro Didático de Inglês: Uma Abordagem Sócio-Discursiva. the ESPecialist, vol. 31, nº 2 p. 167-192.
AcesseO livro didático no ensino de línguas: caracterização do objeto, função e critérios de escolha
Tilio, Rogério (2016) O livro didático no ensino de línguas: caracterização do objeto, função e critérios de escolha. IN: Curitiba: Adiana Lúcia de Escobar Chaves de Barros et al.(orgs.) Manifestações: ensaios críticos de língua e literatura. Appris Editora, p. 215-237.
AcesseInsumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança
De Mattos, Tatiana Iegoroff; Ortale, F., Fornasier, R. M., & Corrias, V. (2018). Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança. Revista De Italianística, (36), 47-57.
AcesseA escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
Goulart da Silva, Larissa; Sarmento, Simone (2015) A escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 14, n. 1, p. 173-214.
AcesseRepresentações de gênero social em livros didáticos de língua portuguesa
Marcuschi, E.; Ledo, A. C. O. (2015) Representações de gênero social em livros didáticos de língua portuguesa. RBLA 15(1): 149-178.
AcesseO professor de inglês e o livro didático: letramentos e representações sociais
Basoni, Isabel Cristina Gomes; Merlo, Marianna Cardoso Reis. (2019) O professor de inglês e o livro didático: letramentos e representações sociais. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 434-452.
AcesseO papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês
Lima, Samuel de Carvalho; Vieira, Flávia (2020) O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada vol.20 no.1, p. 217-244.
AcesseO si mesmo como um outro: identidades em narrativas visuais
AcesseTelling stories in two psychiatric interviews
Diante do sofrimento do outro – narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho
A pesquisa narrativa: uma introdução
Paiva, Vera Lúcia Meneses de Oliveira. 2008. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 8(2): 261 – 266.
AcesseO que o doente faz quando fala? A narrativa do doente sob uma perspectiva pragmático-discursiva
Piccardi, Tatiana. 2016. O que o doente faz quando fala? A narrativa do doente sob uma perspectiva pragmático-discursiva. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada 32(3): 801 – 817.
AcesseAnálise de narrativa e práticas de entendimento da vida socia
Bastos, Liliana Cabral; Biar, Liana de Andraede. 2015. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada 31, p. 97 – 126.
AcesseVivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes
Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de; Lopes, Luiz Paulo da Moita. 2018. Vivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 19(1): 147 – 172.
AcessePerformance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mã
Gonzalez,
Clarissa Rodrigues; Lopes, Luiz Paulo da Moita. 2016. Performance narrativa
multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero.
Revista Brasileira de Linguística Aplicada 16(4): 679-708.
Quando as partes tomam as rédeas da situação: um estudo de caso da narrativa no procon
Horta,
B. D; Ferreira, C. D.; Machado, P. M.; Sant’Anna, P. F.; Brabosa, T.;
Gago, P. C. 2008. Quando as partes tomam as rédeas da situação: um estudo de caso da
narrativa no procon. Trabalhos
em Línguística Aplicada 47(1): 203 – 222.
A construção da significação da experiência do abuso sexual infantil através da narrativ
Sell, Mariléia; Ostermann, Ana Cristina. 2015. A construção da significação da experiência do abuso sexual infantil através da narrativa: uma perspectiva interacional. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada 31(2): 307 – 332.
AcesseA disputa pelo sentido nos tribunais: estratéfias argumentativas em narrativas de alegações finais da acusação e da defesa
Campos, Carla Leila Oliveira; Vieira, Sarah Sophia Oliveira. 2017. A disputa pelo sentido nos tribunais: estratéfias argumentativas em narrativas de alegações finais da acusação e da defesa. Linguagem em (Dis)curso 17 (3):331 – 348.
AcesseHistórias de uma obesa
Cruz, Claudia Almada Gavina da; Bastos, Liliana Cabral. 2015. Histórias de uma obesa: a teoria dos posicionamentos e a (re)construção discursiva das identidades. Linguagem em (Dis)curso 15(3): 367-384.
AcesseA performance narrativa de uma blogueira
Melo, Glenda Cristina Valim de; Lopes, Luiz Paulo da Moita. 2014. A performance narrativa de uma blogueira: “Tornando-se preta em um segundo nascimento”. Alfa: Revista de Linguística 58(3):541-569.
AcesseAquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem
Paiva, Vera Lúcia Meneses de Oliveira. 2008. Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 8(2): 321 – 339
AcesseAs narrativas de si e a produção da memória do HIV na campanha O cartaz HIV positivo
Butturi Junior, Atilio; Lara, Camila de Almeida. Butturi Junior, Atilio. 2018. As narrativas de si e a produção da memória do HIV na campanha O cartaz HIV positivo. Linguagem em (Dis)curso 18(2): 393 - 411.
AcesseO si mesmo como um outro: identidades em marrativas visuais de aprendizes de português como segunda língua
Conceição, Mariney Pereira. 2020. O si mesmo como um outro: identidades em marrativas visuais de aprendizes de português como segunda língua. Trabalhos em Linguística Aplicada 59(2): 1339 – 1372.
AcesseMídias sociais digitais e narrativas de resistência no espaço escolar.
Rohling, Nívea; Remenche, Maria de Lourdes Rossi; Bortolotto, Nelita. 2018. Mídias sociais digitais e narrativas de resistência no espaço escolar.Linguagem em (Dis)curso 18(2): 413 – 429.
AcesseQuando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social.
Borges, Roberto Carlos da Silva; Melo, Glenda Cristina Valim. 2019. Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. Revista Estudos Feministas 27(2)2: e54727.
AcesseDiáspora negra em contextos de tradução: discutindo a publicação de mulheres, raça e classe, de Angela Davies, no Brasil.
Silva, Luciana de Mesquita. 2018. Diáspora negra em contextos de tradução: discutindo a publicação de mulheres, raça e classe, de Angela Davies, no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada 57(1): 205-228.
AcesseQuais políticas, quais sujeitos? Sentidos da promoção da igualdade de gênero e raça no Brasil (2003 - 2015)
Aguião, Silvia. 2017. Quais políticas, quais sujeitos? Sentidos da promoção da igualdade de gênero e raça no Brasil (2003 - 2015). Cadernos Pagu 1:e175107. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n51/1809-4449-cpa-18094449201700510007.pdf ,
AcesseA Literatura Infanto-Juvenil e a Construção Identitária Negra
AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. A Literatura Infanto-Juvenil e a Construção Identitária Negra. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 329-350, jun. 2014. ISSN 2177-2770.
AcesseQuando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social
Borges, Roberto Carlos da Silva; Melo, Glenda Cristina Valim. 2019. Quando a raça e o gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. Revista Estudos Feministas 27(2)2: e54727.
AcesseReading race beyond black and white.
Chun, Elaine. Reading race beyond black and white. Discourse & Society, vol. 22, n.4, 2011, p.403-421.
AcesseEntre Cor e Classe: Definições de Branquitude entre Homens Brancos no Rio de Janeiro.
COROSSACZ, Valeria Ribeiro. Entre Cor e Classe: Definições de Branquitude entre Homens Brancos no Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 201-222, jun. 2014. ISSN 2177-2770.
AcesseEspaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre crianças
Cruz, Tânia Mara. 2014. Espaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre crianças . Educação em Revista 30(1):157- 188.
AcesseA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
DIAS, Lucimar Rosa et al. A Produção de Material Didático-Pedagógico e a Construção de um Novo Imaginário sobre as Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 403-424, jun. 2014. ISSN 2177-2770.
AcesseSocial Identities Of Black Females In English Language Textbooks Used In Brazil And Cameroon: Intersectionalities Of Race, Gender, Social Class And Critical Racial Literacy
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Social Identities Of Black Females In English Language Textbooks Used In Brazil And Cameroon: Intersectionalities Of Race, Gender, Social Class And Critical Racial Literacy. Revista X, v. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.
AcesseEntendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista
Glass, Ronald D. 2012. Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 93( 235): 883 - 913.
AcesseEntextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0.
Guimarães, Thayse Figueira; Lopes, Luiz Paulo da Moita. 2016. Entextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0. Linguagem em (Dis)curso16(2):289 – 307.
AcesseA mobilização política das mulheres negras no Uruguai. Considerações sobre interseccionalidade de raça, gênero e sexualidade.
López, Laura Cecilia. 2013. A mobilização política das mulheres negras no Uruguai. Considerações sobre interseccionalidade de raça, gênero e sexualidade. Sexualidad, Salud y Sociedad 14:40 – 65.
AcesseCabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano
Mizrahi, Mylene.2015. Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano. Revista Brasileira de Ciências Sociais 30(89):31-45.
AcesseOn Being White, Heterosexual and Male in a Brazilian School: Multiple Positionings in Oral Narratives
MOITA LOPES, L.P. On Being White, Heterosexual and Male in a Brazilian School: Multiple Positionings in Oral Narratives. In: Anna de Finna; Deborah Schiffrin; Michael Bamberg. (Org.). Discourse and Identity. Cambridge: Cambridge Uiversity Press, 2006, v. , p. 288-313.
AcesseBranquitude é Branquidade? Uma Revisão Teórica da Aplicação dos Termos no Cenário Brasileiro
MOREIRA, Camila. Branquitude é Branquidade? Uma Revisão Teórica da Aplicação dos Termos no Cenário Brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 73-87, jun. 2014. ISSN 2177-2770.
AcesseDescolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo
Oliveira, Rosana Medeiros de .2017. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação 22(68): 11 – 33.
AcesseAtividades didáticas sobre a temática étnico-racial na coleção Zip From Zog: um panorama do ensino de língua inglesa no município do Rio de Janeiro
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; MELO, Juliana Pereira Rodrigues. Atividades didáticas sobre a temática étnico-racial na coleção Zip From Zog: um panorama do ensino de língua inglesa no município do Rio de Janeiro. Afluente, v. 4, p. 122-142, 2019.
AcesseDiáspora negra em contextos de tradução: discutindo a publicação de mulheres, raça e classe, de Angela Davies, no Brasil
Silva, Luciana de Mesquita. 2018. Diáspora negra em contextos de tradução: discutindo a publicação de mulheres, raça e classe, de Angela Davies, no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada 57(1): 205-228.
AcesseContribuições aos Estudos da Branquidade no Branquitude Brasil e Ensino Superior
SILVA, Priscila Elisabete da. Contribuições aos Estudos da Branquidade no Branquitude Brasil: e no Ensino Superior. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 08-29, jun. 2014. ISSN 2177-2770.
AcesseBases epistemológicas e paradigmáticas para pesquisas empírico-experimentais sobre competência tradutória: uma reflexão crítica
Alves, Fabio (2015) Bases epistemológicas e paradigmáticas para pesquisas empírico-experimentais sobre competência tradutória: uma reflexão crítica. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada vol. 31 no. spe p. 283 - 315.
AcesseA segmentação linguística das legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) de telenovelas: uma pesquisa baseada e corpus
Araújo, Vera Lúcia Santiago; Ítalo Alves Pinto de; Arrares, Daniel de Albuquerque (2017) A segmentação linguística das legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) de telenovelas: uma pesquisa baseada e corpus. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 56 no.2 p. 589 - 615.
AcesseLocução e audiodescrição nos estudos de tradução audiovisual
Carvalho, Wilson Júnior de Araújo; Leão, Bruna Alves; Palmeira, Charleston Teixeira (2017) Locução e audiodescrição nos estudos de tradução audiovisual. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 56 no. 2 p. 359 - 378.
Acesse
Atos de tradução, ou quando traduzir é fazer
Esteves, Lenita (2016) Atos de tradução, ou quando traduzir é fazer. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada vol. 32 no. 3 p, 695 - 718.
AcesseVisual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of represetation through genealogy and cultural translation
Ferraz, Daniel de Mello; Mizan, Souzana. (2019) Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of represetation through genealogy and cultural translation. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 58 no. 3 p. 1375-1401.
Acesse
Ensenãnza de lenguas: una comparación de las representaciones sociales de alumnos de primer y quinto año de la carrera de Lingüística Aplicada a la Traducción
Singer, Néstor; Rubio, Manuel; Rubio, Raquel (2019) Ensenãnza de lenguas: una comparación de las representaciones sociales de alumnos de primer y quinto año de la carrera de Lingüística Aplicada a la Traducción. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada vol. 35 no. 4 elocation e2019350407.
AcesseMetodologias de pesquisa em Estudos da Tradução: análise bibliométrica de teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2006-2010
Alves, Daniel Antonio de Sousa; Barbosa, Maria Lucia (2016) Metodologias de pesquisa em Estudos da Tradução: análise bibliométrica de teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2006-2010. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada vol. 32 no. 2 p.375 - 404.
AcesseTradução audiovisual acessível (TAVA): audiodescrição, janela de libras e lengedagem para surdos e ensurdecidos
Araújo, Vera Lúcia Santiago; Alves, Soraya Ferreira (2017) Tradução audiovisual acessível (TAVA): audiodescrição, janela de libras e lengedagem para surdos e ensurdecidos. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 56 no 2 p. 305 - 315.
AcesseTraduzindo a identidade d favela na França: Je suis favela/ eu sou favela
Curti-Contessoto, Beatriz; Deângeli, Maria Angélica; Amorim, Lauro Maia (2019) Traduzindo a identidade d favela na França: Je suis favela/ eu sou favela. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 58 no. 1 p. 341 - 362.
AcesseA tradução de jogos para smartphones na sala de aula de ensino de tradução
Esqueda, Marileide Dias; Fernandes, Isabella Coelho (2019). A tradução de jogos para smartphones na sala de aula de ensino de tradução. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada vol. 35 no. 4 elocation e2019350406.
AcesseJanelas de libras e gêneros do discurso: apontamentos para a formação e a atuação de tradutores de línguas de sinais
Nascimento, Vinícius (2017) Janelas de libras e gêneros do discurso: apontamentos para a formação e a atuação de tradutores de línguas de sinais. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 56 no. 2, p. 461 - 492.
AcesseBilinguismo, tradução e interpretação: percepção dos clientes quanto aos profissionais contratados
Pompeu, Ana Carolina Moura; Cavallo, Patrizia (2019) Bilinguismo, tradução e interpretação: percepção dos clientes quanto aos profissionais contratados. Cadernos de Tradução nov 2019, vol. 39 n. 3 p. 90 - 110.
AcesseO uso de filmes legendados no ensaio e aprendizagem de língua estrangeira: aquisição vocabular em língua inglesa
Sousa, Bill Bob Adonis Arinos Lima (2017) O uso de filmes legendados no ensaio e aprendizagem de língua estrangeira: aquisição vocabular em língua inglesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada vol. 18 no. 1 p. 79 - 107.
AcesseRepresentações e estereótipos sobre a tradução português/espanhol
Simão, Angélica Karim Garcia. (2014) Representações e estereótipos sobre a tradução português/espanhol. Trabalhos em linguística apicada vol.53, no.1, p.243-257.
AcesseTradução: espelho da mudança? Mafalda responde
Bagno, Marcos (2018) Tradução: espelho da mudança? Mafalda responde. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 57 no. 1 p. 21- 48.
AcesseTradução de teatro para línguas de sinais: ensaio sobre corpo e (in)visibilidade
Ferreira, Alice Maria Araújo; Silva Neto, Vigílio Soares da (2020) Tradução de teatro para línguas de sinais: ensaio sobre corpo e (in)visibilidade. Cadernos de Tradução vol. 40, no.1, p. 72-90.
AcesseTradução e interpretação educacional de libras-língua portuguesa no ensino superior: desdobramentos de uma atuação
Gomes, Eduardo Andrade; Valadão, Michelle Nave (2020) Tradução e interpretação educacional de libras-língua portuguesa no ensino superior: desdobramentos de uma atuação. Trabalhos em linguística aplicada vol.59, no.1, p.601-622.
AcesseA tradução como política linguística: o caso da Unasul
Queiroz, Guilherme; Bagno, Marcos; Monteiro, Júlio César Neves (2018). A tradução como política linguística: o caso da Unasul. Trabalhos em linguística aplicada vol.53, no.1, p.127-154.
AcesseShakespeare checks into the digital world: rewriting his plays using emojis
Martins, Marcia Amaral Peixoto; Sagres, Ofélia da Conceição Machado. (2020) Shakespeare checks into the digital world: rewriting his plays using emojis. Cadernos de Tradução vol.40, no.1, p.34-53.
AcesseAnálise interlinguística de gênero textuais: contribuições para o ensino e a tradução
Miranda, Florencia (2017) Análise interlinguística de gêneros textuais: contribuições para o ensino e a tradução. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada vol. 33 no. 3 p. 811 - 842.
AcesseNão me chame de mulata: uma reflexão sobre a tradução em literatura afrodescendente no Brasil no par de línguas espanhol-português
Silva, Liliam Ramos da (2018) Não me chame de mulata: uma reflexão sobre a tradução em literatura afrodescendente no Brasil no par de línguas espanhol-português. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 57, no. 1, p. 71 - 88.
AcesseThe application of intersemiotic translation combined with multimodal activities in the English as a foreign language classroom Facebook
Branco, Sinara de Oliveira (2014) The application of intersemiotic translation combined with multimodal activities in the English as a foreign language classroom Facebook . Revista Brasileira de Linguística Aplicada vol. 14 no. 2 p. 293 - 312
AcesseA tradução entre a cruz e a espada: fidelidade versus traição
Fraria, Johnwill Costa (2010) A tradução entre a cruz e a espada: fidelidade versus traição. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG v. 2, n.1, p. 87-100.
AcesseVerdade em tradução: um testemunho da dor das palavras
Veras, Viviane (2011) Verdade em tradução: um testemunho da dor das palavras. Trabalhos em Linguística Aplicada vol. 50 no. 2 p. 459 – 478.
AcesseCorpos em trânsito e trajetórias textuais
Slave trade ads in the 19th century: textual trajectory, entextualization and indexical orders
MELO, G. (2019). Slave trade ads in the 19th century: textual trajectory, entextualization and indexical orders. RBLA 19:871-900.
AcesseTrump tweets the truth: metric populism and media conspiracy
Varis, Piia (2020) Trump tweets the truth: metric populism and media conspiracy. Trabalhos em Linguística Aplicada 59(1): 428-443.
The pragmatics of chaos: parsing Bolsonaro’s undemocratic language
Silva, Daniel N. (2020) The pragmatics of chaos: parsing Bolsonaro’s undemocratic language. Trabalhos em Linguística Aplicada 59(1): 507-537.
Acesse
Viagem textual pelo sul global: ideologias linguísticas queer e metapragmáticas translocais
LOPES, L. P. M. ; Fabrício, B. F. (2018) Viagem textual pelo sul global: ideologias linguísticas queer e metapragmáticas translocais. Linguagem em (dis)curso 18: 769-784.
AcesseTrajetória de um texto viral em diferentes eventos comunicativos: entextualização, indexicalidade, performances identitárias e etnografia
GUIMARÃES, T. F.;MOITA LOPES, L. P. (2017) Trajetória de um texto viral em diferentes eventos comunicativos: entextualização, indexicalidade, performances identitárias e etnografia. Alfa 61 (1): 11-33.
Embates semiótico-discursivos em redes digitais bolsonaristas: populismo, negacionismo e ditadura
Silva, Danillo da Conceição Pereira (2020) Embates semiótico-discursivos em redes digitais bolsonaristas: populismo, negacionismo e ditadura. Trabalhos em Linguística Aplicada 59(2): 1171-1195.
Acesse“(Não) leia os comentários”: A disputa da notícia sobre o assassinato de Marielle Franco
Biar,
Liana; Paschoal, Fabiola Valle das Chagas
(2020) “(Não) leia os comentários”: A disputa da notícia sobre o assassinato de
Marielle Franco. Trabalhos em Linguística
Aplicada 59(2): 1051-1069.
Entextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0
GUIMARÃES, Thayse Figueira; LOPES, Luiz Paulo da Moita (2016) Entextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0. Linguagem em (Dis)curso 16(2):289-307.
Acesse“Você é uma morena muito bonita”: a trajetória textual de um elogio que fere
Melo, Glenda Cristina Valim; Moita Lopes, Luiz Paulo. (2015)“Você é uma morena muito bonita”: a trajetória textual de um elogio que fere.Trabalhos em Linguística Aplicada 54(1): 53-78.
AcesseFake news, verdade e mentira sob a ótica de Jair Bolsonaro no Twitter
Viscardi, Janaisa Martins (2020) Fake news, verdade e mentira sob a ótica de Jair Bolsonaro no Twitter. Trabalhos em Linguística Aplicada 59(2): 1134-1157.