Presidenta: Claudiana Nogueira Alencar – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

http://lattes.cnpq.br/5612560998826098

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Coordena o Programa “Viva a Palavra: circuito de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza (MEC/PROEXT/ 2015). Pesquisa as performances, gramáticas culturais e jogos de linguagem na arte e na cultura de coletivos culturais juvenis da periferia, por meio das práticas dos saraus, das mediações de leitura, das vivências cenopóeticas, das bibliotecas livres e da escrita de mulheres na literatura marginal-periférica, com ênfase nas práticas de reexistência feminina das poetas negras da periferia.


Vice-presidenta: Glenda Cristina Valim de Melo – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

http://lattes.cnpq.br/6215257502502767

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É PhD em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Finalizou o pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas identitárias (raça, gênero e sexualidade) e discurso, ensino de língua inglesa via internet, autonomia do aprendiz, autonomia e trabalho docente do professor universitário de LI. Coordena o projeto “Trajetórias, Indexicalidades e Performances Discursivas de raça, gênero e sexualidade em contexto on/offline” e também o Research Network “Race, Gender, Sexuality and Language”, grupo de pesquisa pertencente a Internacional Applied Linguistics Association (AILA).


Primeira-secretária: Antonia Dilamar Araújo – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

http://lattes.cnpq.br/0138358532764603

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV – Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade.


Segunda-secretária: Branca Falabella Fabrício – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

http://lattes.cnpq.br/6686961506243048

É bacharel em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em implementação de inovações no contexto educacional. Seus interesses de pesquisa também incluem as seguintes áreas: interação, trajetórias de socialização; processos de construção de conhecimento em contextos presenciais e virtuais; e, trajetórias de textos em contextos digitais.


Tesoureira: Nukácia Meyre Silva Araújo

http://lattes.cnpq.br/4953993121138640

Atualmente é Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Foi colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB de 2007 a 2014. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático, história da leitura, gêneros textuais.