O livro didático de Espanhol na escola brasileira

Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins-Costa; Luciana Maria Almeida de Freitas (Orgs)

Os textos de O livro didático de espanhol na escola brasileira traçam um panorama sobre a produção e sobre o uso do livro didático de espanhol no Brasil, mostrando uma trajetória em que houve passos adiante, mas também retrocessos, esboçando uma radiografia do momento em que nos encontramos: com uma história para contar a partir do que foi construído até o presente, porém sem um horizonte bem definido. Com a retirada do espanhol do currículo escolar e com sua provável ausência no PNLD, o futuro da educação linguística dessa língua parece incerto, no entanto, entendemos que persistir no trabalho acadêmico e na docência, sempre que possível, pode permitir, se não avanços, pelo menos recuos menores diante de políticas educativas que comprometem a formação cidadã. Deixamos, com este livro, um estímulo a professores e pesquisadores que há quase um século vêm lutando pelo espanhol nas escolas e nas universidades. A língua espanhola é um bem linguístico e cultural a que nossos alunos têm direito, porque se constitui como lugar de interação, de diálogo e de encontro com outros povos.

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