Diálogos Linguísticos e Literários com Santos
O Legado de Ana Cristina
TOMO I
Literatura Hispano-americana. Ensino de línguas espanhola e portuguesa. Educação a distância. Formação de professores. Muitos foram os campos em que a professora Ana Cristina dos Santos (UERJ/UVA) deixou sua marca. Dona de um sorriso largo, Ana criou admiradores por onde passou.
Mais que uma homenagem e um resgate acadêmico dos estudos realizados por Santos (grande referência acadêmica), este livro ressignifica o sentido da existência humana, já que a produção desta obra se origina em dois fatos bem delicados: a partida precoce da Aninha em 29 de outubro de 2019 e da Nilcéa (mãe do Organizador) no dia 10 de outubro de 2020.
O Tomo I da coleção intitulada “Diálogos linguísticos e literários com Santos: o legado de Ana Cristina”, além de contar com a participação de Leandro Bolivar como Organizador e Autor do texto “Cronotopo pandêmico: atravessamentos do sujeito contemporâneo sob o olhar decolonial”, conta com os escritos de Adriana Ortega, Andrea Galvão, Ana Beatriz Simões, Antonio Ferreira Silva Júnior, Beth Dreon, Claudene Aragão, Cristina Vergnano, Daniel Soares, Fabiana Lapa, Fabiana Santos, Girlene Moreira, Raquel Ortega e Romulo Bolivar.
A partir das pesquisas desses autores e dessas autoras em diálogo com os textos da homenageada, objetivamos despertar não só o interesse das leitoras e dos leitores pelos trabalhos de Santos, como também fazer florescer cada vez mais as relações humanizadas na Academia.
Leandro Gomes Dias Bolivar, além de Professor Substituto do Departamento de Letras Neolatinas da UFRJ, é doutorando em Letras Neolatinas pela mesma universidade e bolsista CNPq. Como ex-aluno, amigo e professor-pesquisador, Leandro não poderia deixar de manter viva a memória de uma professora tão querida e ampliar o legado científico, acolhedor e cativante deixado por Ana Cristina dos Santos.