11
janeiro
2020
Comentários desativados em Saindo do forno – jan/2020
Saindo do forno – jan/2020

Aqui você tem notícia de publicações recentes em LA.

Nascimento, Gabriel. 2019. Racismo no ensino de língua inglesa? Narrativas autobiográficas de professores negros de língua inglesa no Brasil. Revista brasileira de Linguística Aplicada 19(04):959-984.

Resumo: Centro e trinta anos depois da abolição da escravatura as pessoas negras continuam a minoria entre profissionais, educadores e estudiosos em educação em cursos de inglês de escolas públicas e privadas. Essa situação é marcada na situação diária de profissionais negros no Brasil até então como uma consequência do racismo e da colonialidade que devo discutir aqui. Neste estudo, eu procuro examinar as formas que a categoria raça pode ganhar negativa ou positivamente na atuação das identidades de professores negros de língua inglesa, que modelam eles mesmos como identidades resistentes na/através da língua (usando a língua/linguagem para resistir) ou identidades resistentes à língua (negando eles próprios como falantes ou professores capazes).

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v19n4/1984-6398-rbla-19-04-959.pdf