11
janeiro
2020
Comentários desativados em Saindo do forno – jan/2020
Saindo do forno – jan/2020

Nascimento, Gabriel. 2019. Racismo no ensino de língua inglesa? Narrativas autobiográficas de professores negros de língua inglesa no Brasil. Revista brasileira de Linguística Aplicada 19(04):959-984.

Resumo: Centro e trinta anos depois da abolição da escravatura as pessoas negras continuam a minoria entre profissionais, educadores e estudiosos em educação em cursos de inglês de escolas públicas e privadas. Essa situação é marcada na situação diária de profissionais negros no Brasil até então como uma consequência do racismo e da colonialidade que devo discutir aqui. Neste estudo, eu procuro examinar as formas que a categoria raça pode ganhar negativa ou positivamente na atuação das identidades de professores negros de língua inglesa, que modelam eles mesmos como identidades resistentes na/através da língua (usando a língua/linguagem para resistir) ou identidades resistentes à língua (negando eles próprios como falantes ou professores capazes).

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v19n4/1984-6398-rbla-19-04-959.pdf