05
fevereiro
2020
Comentários desativados em Saindo do forno – fev/2020
Saindo do forno – fev/2020

Rocha, Cláudia Hilsdorf. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. DELTA 35(4) São Paulo. Dec 02, 2019.

Resumo: Este artigo explora possibilidades de articulação entre os fundamentos da orientação translíngue e o pensamento decolonial. São inicialmente discutidas as principais características da sociedade contemporânea, sob a ótica de sua condição líquida e pós-disciplinar, bem como suas implicações para as relações humanas e para a educação linguística na contemporaneidade. Entre outras, as noções de translingualismo restritivo e expansivo são mobilizadas para embasar refl exões sobre o caráter político-ideológico das práticas translíngues e argumentar que, em sua vertente transformativa, a translinguagem pode assumir tonalidade póshumana e pós-colonial e evidenciar-se como um potente recurso para a promoção de práticas (educativas) mais democratizadoras.

http://www.scielo.br/pdf/delta/v35n4/1678-460X-delta-35-04-e2019350403.pdf

Rampton 2019. What do we mean by multilingual? Linguistic repertoires. WP260