03
- setembro
2019
Comentários desativados em Mensagem ALAB sobre PNLD
Mensagem ALAB sobre PNLD

A pedido da Profa. Vera Menezes, repassamos a seguinte mensagem.

Solicito aos colegas que nos ajudem a divulgar o link para nossa coleção de inglês para os anos finais do ensino fundamental no PNLD 2020:

http://pnld.smeducacao.com.br/colecao-Alive_Ingles

A metodologia da avaliação do PNLD precisa ser questionada pela comunidade acadêmica.  As editoras são comunicadas sobre o resultado e começam a divulgar a obra aprovada. Se uma obra é reprovada, há um tempo para o recurso e isso traz enorme prejuízo a quem tem o recurso atendido, pois não tem tempo suficiente para a divulgação da obra.

Isso aconteceu  por 2 editais consecutivos com a Coleção Alive em coautoria com Junia Braga. 

O que levou nossa obra a ser reprovada e depois aprovada? Nos dois editais, os avaliadores fizeram cobranças que foram além do edital e cometeram alguns enganos na avaliação. Alguns avaliadores chegam a fazer sugestões de atividades, ultrapassando seu papel de avaliador.

A ironia é que nos cobraram coisas que também não estavam em outros livros aprovados. Ressalto que não tenho nenhuma crítica às obras aprovadas. Todas merecem nosso elogio e respeito. Só queríamos ter a mesma oportunidade de divulgação.

Há uma total falta de respeito pela autoria quando um avaliador demanda um livro/artigo que ele gostaria de ter escrito em vez de se ater aos limites de uma avaliação.

O justo seria primeiro comunicar aos reprovados e aguardar os recursos para só depois divulgar o resultado final.

Em função desse prazo de recurso, muitas escolas já fizeram suas escolhas e as que não fizeram não terão tempo para examinar a coleção em papel.

Reforço, assim, o pedido aos colegas para divulgarem este texto.

Cordialmente,

Vera Menezes