18
março
2011
IX CBLA teve aproximadamente 1250 inscrições

Após o encerramento do prazo para a submissão de trabalhos em 31 de janeiro, o IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada encerrou as inscrições para participantes em 20 de fevereiro, conforme comunicado em e-mail enviado pela ALAB a todos os seus associados em 10 de janeiro. Com aproximadamente 1250 participantes inscritos no evento, quase o dobro da previsão inicial, a comissão organizadora se viu obrigada a fechar as inscrições e buscar instalações maiores para abrigar os participantes.

Cerca de 1000 trabalhos foram submetidos no total, sendo cerca de 400 comunicações coordenadas (distribuídas em 80 sessões), 461 comunicações individuais e 111 pôsteres. Os trabalhos estão sendo atualmente avaliados pela comissão acadêmico-científica, através de um sistema de avaliação totalmente informatizado desenvolvido especialmente para o IX CBLA. As cartas de aceite estão previstas para o dia 15 de abril.
Além das submissões, o IX CBLA contará ainda com 4 conferências – 2 nacionais (Inês Signorini e Pedro Garcez) e 2 internacionais (Barbara Seidlhofer e Claire Kramsch) – 21 apresentações distribuídas em 7 mesas-redondas, e 21 simpósios temáticos, cada 1 contando com 1 coordenador convidado, 4 participantes e 1 debatedor.
É fundamental que os participantes façam suas reservas em hotéis o quanto antes, pois julho é mês de alta temporada no Rio de Janeiro, uma cidade turística que também abrigará, na semana anterior ao IX CBLA, os 5º Jogos Mundiais Militares.
A diretoria da ALAB, bem como a comissão organizadora do IX CBLA, agradecem à comunidade de linguistas aplicados pela grande acolhida ao evento.
Estamos nos empenhando ao máximo no sentido de oferecer um congresso à altura das expectativas de todos.
Por Rogério Casanovas Tílio, integrante da Comissão Organizadora, em 17.03.2011