13
janeiro
2020
Comentários desativados em Convite: GT 33, IV Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação
Convite: GT 33, IV Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação

Prezados(as) Colegas,

É com satisfação que, Ana Cláudia de Souza e eu, Claudia Finger-Kratochvil, gostaríamos de convidá-los a compor o GT 33, intitulado Ensino e aprendizagem da (compreensão em) leitura: da educação básica à educação superior – pesquisas, avanços e desafios ao longo do IV Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, que se realizará de 19 a 22 de maio de 2020, e terá como temática Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas.

Encaminhamos a seguir o resumo da proposta do GT e as orientações para o envio do resumo para as comunicações, destacando que a data final é 18 de fevereiro próximo.

PROPOSTA DO GT:

Ensino e aprendizagem da (compreensão em) leitura: da educação básica à educação superior – pesquisas, avanços e desafios

Este GT compõe-se por professores vinculados a três grupos de pesquisa (GP) interinstitucionais, ligados respectivamente a quatro programas de pós-graduação (PPGs), a saber: NEL: “Núcleo de Estudos em Leitura e Escrita” (UFSC: Pós-Graduação em Linguística), GP: “Aquisição, aprendizagem e processamento de primeira e segundas línguas’ (UFFS: Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Unicentro/Guarapuava: Pós-Graduação em Letras) e Littera: “Correlações entre Cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco” (Unesc: Pós-Graduação em Educação). Em conjunto e em diferentes ações, os pesquisadores vêm trabalhando em torno de um ambicioso projeto de leitura, com vistas a intervir, por meio de várias ações, entre elas a formação continuada de docentes, no processo de ensino e aprendizagem de habilidades relacionadas à compreensão leitora. Inicialmente, esse GT focou a leitura, junto a professores envolvidos na escolarização básica e obrigatória, durante o desenvolvimento do projeto “Ler& Educar: formação continuada de professores da rede pública de SC”. Suas ações, contudo, não se limitam (nem se limitaram) ao projeto e têm tido sua continuidade, por exemplo, no GT ora anunciado.

Este GT mantém a proposição de discutir pesquisas relacionadas à leitura em seu processo e produto. Dessa forma, busca debater pesquisas relacionadas às concepções de leitura e ao processo de ensino e de aprendizagem (da compreensão em) leitura, especialmente aquelas que suportam as práticas pedagógicas na escola ou espaço acadêmico. Nessa perspectiva, trabalhos que envolvam as Diretrizes Curriculares, os Parâmetros Curriculares, as Propostas Curriculares, os Projetos Políticos Pedagógicos, os Planejamentos de Ensino, os Materiais Didáticos, os Planos de Aula e os Projetos desenvolvidos nas escolas, observando a leitura e desdobramentos são bem-vindos.

Em sua quarta edição, esse GT acumula experiência na discussão de várias pesquisas concluídas e outras em andamento. Dentre elas, evidências do importante papel: a) da formação de professores, a partir de bases científicas da linguística, da psicolinguística e das neurociências, em relação ao tema leitura, b) do material didático que dá suporte ao processo ensino-aprendizagem; c) da formação continuada; d) do desenvolvimento de habilidades específicas, e.g., o uso do dicionário, a ampliação do vocabulário, elaboração de inferências etc. Outras pesquisas relacionadas importam para a composição desse complexo quadro que o ensinar e aprender a língua escrita impõe à sociedade moderna.

As regras para a submissão de resumos para Comunicação Oral nos GTs são as seguintes:

– Cada trabalho poderá conter até três (03) autores(as);

– Serão aceitos trabalhos submetidos por profissionais da educação básica, estudantes de pós-graduação, mestres(as) e doutores(as);

– O profissional da educação básica deve ser estudante de pós-graduação ou possuir a titulação mínima de especialista;

– Será aceita a submissão de até dois (02) trabalhos (autoria e/ou coautoria);

– Os resumos serão obrigatoriamente enviados via Área do Inscrito (não há template), no período de 18 de novembro de 2019 a 18 de fevereiro de 2020, e deverão conter:

a) Título (máx. 200 caracteres com espaços);
b) O uso de títulos, integralmente, em caixa alta não é permitido;
c) Texto (mín. 1.000 e máx. 1.500 caracteres com espaços);
d) O corpo do resumo não poderá conter citações (diretas e indiretas), referências
bibliográficas ou notas de rodapé;
e) Palavras-chave separadas por ponto e vírgula (mín. 3 e máx. 5);
f) Fonte financiadora (quando houver).

Para mais informações sobre o GT entrem em contato por meio dos e-mails
cfkrato@gmail.com ouanacs3@gmail.com

Atenciosamente,
Claudia Finger-Kratochvil e Ana Cláudia de Souza