13
- outubro
2019
Comentários desativados em Carta conjunta – fusão CNPq/CAPES
Carta conjunta – fusão CNPq/CAPES

Para ampla divulgação e ciência, a ALAB comunica a informação abaixo:

Entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas de todo o País encaminharam nesta sexta-feira, 11 de outubro, uma carta a representantes do Governo Federal manifestando posição contrária à fusão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e à transferência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Ministério da Economia e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O documento foi encaminhado aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, e aos ministros da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, da Economia, Paulo Guedes, e ao da Educação, Abraham Weintraub.

Segundo o documento, a proposta de fusão do CNPq e Capes é uma medida equivocada que poderá trazer consequências comprometedoras, tanto para o sistema de ensino brasileiro, como para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). “A coexistência da Capes e do CNPq é fundamental para o nosso desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Alterar essas estruturas é fragilizar um dos alicerces – talvez o mais importante deles – de sustentação do Brasil contemporâneo que mira um futuro promissor para todos os brasileiros”, defendem as entidades.

Clique aqui para ver a carta na íntegra