06
- agosto
2011
Comentários desativados em IX CBLA atinge objetivos durante sua realização
IX CBLA atinge objetivos durante sua realização

dsc09059

Prof. Hilário Bohn é indicado como novo associado honorário da ALAB durante IX CBLA

De 25 a 28 de agosto, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ALAB realizou o IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada com uma intensa e profícua programação, cujo tema foi Linguística Aplicada e Sociedade, envolvendo uma participação de aproximadamente 1000 pessoas. Entre as atividades desenvolvidas houve a conferência de abertura com a INÊS SIGNORINI (UNICAMP), intitulada Voltando à questão da transdisciplinaridade em LA. O congresso contou com outro palestrante brasileiro, PEDRO GARCEZ (UFRGS) com sua fala Produção de conhecimento, uso da linguagem e ensino de língua: desafios para a relação entre linguistas aplicados e sociedade.

No que se referia a palestrantes estrangeiros, apresentaram-se BARBARA SEIDHOFER (University of Viena) com sua conferência Translanguaging via English as a Lingua Franca e CLAIRE KRAMSCH University of California – Berkeley) com Between language and literature: Applied Linguistics.

Além de simpósios, comunicações e pôsteres apresentados por linguistas aplicados de diferentes lugares do cenário nacional durante o evento, questões importantes foram tratadas durante a assembléia geral realizada no dia 27, no auditório do CT, na UFRJ. Depois da prestação de contas da presidência e tesouraria do biênio 2009-2011, foi proposto pela atual presidente, PAULA SZUNDY (UFRJ), e aprovado pela assembléia a moção para sócio honorário em nome de HILÁRIO BOHN, por sua relevante contribuição na área da Linguística Aplicada em mais de 40 anos de atuação.

Durante a assembléia da ALAB, foi ainda eleita a nova diretoria para o biênio 2011-2013, que assumirá a gestão da ALAB a partir de novembro. A chapa eleita, intitulada Consolidação tem como presidente CHRISTINE NICOLAIDES (URFJ), como vice-presidente KLEBER APARECIDO SILVA (Universidade de Brasília), como tesoureiro ROGÉRIO  CASANOVAS TÍLIO (UFRJ) e como secretária CLÁUDIA HILSDORF ROCHA, Universidade Estadual de Campinas.

Conforme também anunciado durante o IX CBLA, A ALAB toma um grande passo ao candidatar-se para hospedar o Congresso Internacional de Linguísticia Aplicada – AILA 2017, no Rio de Janeiro. O Brasil estará sendo representado por PAULA SZUNDY, presidente da ALAB, em Beijing, China, durante The 16th AILA World Congress com o tema Harmony in Diversity: Language, Culture, Society. Caso o Brasil vença, teremos a realização do primeiro AILA na América Latina.

Twitter: https://twitter.com/ixcbla

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002661061172

Por Christine Nicolaides em 05.08.2011