XI SAPUERJ "VIDAS NEGRAS IMPORTAM: Experiências na Pesquisa Literária"

29/09/2020

XI SAPUERJ "VIDAS NEGRAS IMPORTAM: Experiências na Pesquisa Literária"

O XI SAPUERJ convida todas e todos a assistirem a palestra ‘VIDAS NEGRAS IMPORTAM: Experiências na Pesquisa Literária’ das doutoras Maria Aparecida Andrade Salgueiro e Mirian Santos. A palestra possibilitará a troca de experiências na pesquisa literária abordando a temática do evento deste ano. A mediação será feita pela professora Edimara Santos
.
?? Dia 20 de outubro às 17h30
.
?? A mesa será transmitida ao vivo em nossa página no Facebook
.
?? Edimara Santos é Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela UERJ. Professora de Literatura no curso Educação do Campo, na Unifesspa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mulheres, Emancipações e Literaturas (Gmells). Desenvolve pesquisas focalizando ensino, feminismo, autobiografia e literatura.
.
?? Maria Aparecida Andrade Salgueiro é Professora Titular na UERJ e Orientadora no PPGL, Coordenadora Geral - Escritório Modelo de Tradução, Presidente - Casa Dirce. Também é Pós Doutora (UCL - Londres) e Doutora (UFF). Pesquisadora: CNPq; Cientista do Nosso Estado/FAPERJ; Procientista. Líder Grupo Pesquisa/CNPq. Tem inserção atuante na FLUP desde 2014. Recebeu variados prêmios e homenagens, entre eles, o Carolina Maria de Jesus. Autora, no Brasil e no exterior, de obras, artigos e capítulos de livros.
.
?? Mirian Santos é autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea", publicado pela editora Malê (2018); Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2016), pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Mestra (2010) em Letras, Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Bacharela (2008) e Licenciada (2007) em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela mesma instituição. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES) e do Grupo de Pesquisa Mulheres e Ficção. Atualmente trabalha com a escrita de mulheres negras na contemporaneidade, tendo interesse nos seguintes temas: Literatura negro-brasileira; Produções literárias escritas por mulheres; Estudos de gênero; Feminismos; Relações étnico-raciais.

Para mais informações, acesse: https://linktr.ee/sapuerj2020

XI SAPUERJ  "VIDAS NEGRAS IMPORTAM: Experiências na Pesquisa Literária"