Palestra Virtual com Marcos Bagno - O lugar da variação linguística na aula de português

25/10/2021

Palestra Virtual com Marcos Bagno - O lugar da variação linguística na aula de português

O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG), projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, tem o prazer de convidá-los para assistir à palestra O lugar da variação linguística na aula de português: panorama teórico-prático, que acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 28 de outubro, às 19h00, e será proferida pelo Prof. Dr. Marcos Bagno (UnB).

Gostaríamos, também, de contar com sua ajuda na ampla divulgação do evento entre professores, alunos, contatos, grupos de estudo/pesquisa e Programas de Pós-Graduação, além das redes sociais.

O evento será on-line e gratuito, transmitido pelo YouTube, no canal do GELP (linkhttps://youtu.be/8SwXexFAfXw). Aproveitem o link para se inscreverem em nosso canal e ativarem o lembrete da palestra e nosso "sininho", para acompanhar as próximas atividades. Há outras informações sobre a palestra no link de nosso Instagram https://www.instagram.com/p/CUqXpiePj9N

Durante a palestra, serão dadas as instruções para certificação de participantes. Haverá, também, intérprete de Libras. Para mais informações, sigam também nossa página @gelp.ufcg, no Instagram. Várias outras atividades também são divulgadas por lá.


Segue o resumo da palestra: Uma concepção de educação linguística que vem sendo proposta recentemente distingue três eixos principais para o ensino de língua: a leitura e a escrita (letramento), a reflexão sobre a língua e o tratamento da variação linguística. A didática dos dois primeiros eixos têm apresentado uma evolução positiva, mas a variação ainda enfrenta problemas em sua abordagem no ensino, geralmente feita sem bases teóricas consistentes ou, pior, equivocadas. É disso que vamos tratar.

Palestra Virtual com Marcos Bagno - O lugar da variação linguística na aula de português