Diálogo das Letras acaba de finalizar a publicação de seu último número em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/issue/view/152. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.
Buscando adequar-se às tendências e dinâmicas da comunicação científica, a Diálogo das Letras passou a adotar, em 2020, o sistema de publicação contínua, com veiculação de um único volume anual.
Este primeiro volume do sistema de publicação contínua reúne 30 artigos e uma resenha que abordam temáticas diversas relacionadas ao campo dos estudos do texto, discurso e ensino.
Agradecemos aos colaboradores e leitores pelo interesse em nosso trabalho,
Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Diálogo das Letras
v. 9, (2020): Diálogo das Letras
Sumário
http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/issue/view/152
Editorial
Dificuldades e desafios na editoria científica em tempos de pandemia e ataques à pesquisa
José Cezinaldo Rocha Bessa
Artigo convidado
Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI
Ana Elisa Ribeiro
Artigos
Argumentação na entrevista de seleção de emprego: um olhar sobre a modalização delimitadora
Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento
Eu não queria matar...: uma análise da modalidade volitiva em depoimentos de notícias de página policial
André Silva Oliveira
O Sermão da Montanha em perspectiva dialógica
José Luciano Marculino Leal, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Pedro Farias Francelino
“Redondo é sair do seu quadrado” (2017): análise semiótica de posts publicitários da skol no facebook
Gabriella Cristina Vaz Camargo, Thaís Borba Ribeiro
Argumentação, gêneros do discurso e o desenvolvimento de habilidades a partir das orientações da BNCC
Marluci Fontana Drum, Cristiane Dall’ Cortivo Lebler
Reflexões sobre a criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" nos cursos de Letras da UERN
José Veranildo Lopes da Costa Junior
Discurso político de Lula: o papel do marcador “não” na construção da persona textual
Erick Kader Callegaro
Diferentes tendências no estudo da referenciação no Brasil: teoria atualizada por quem e para quem?
Silvia Adélia Henrique Guimarães
Usos da construção “é pra” na fala de trabalhadores rurais do Alto Oeste Potiguar
Francisco Roberto da Silva Santos, Jailson José dos Santos, Wellington Vieira Mendes
Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook
Cristine Stella Thomas, Ernani César de Freitas
A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração
José Sales Vidal, Benedito Gomes Bezerra
Letramento crítico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio
Rosivaldo Gomes, Maria do Carmo Barbosa Machado
A construção do sujeito trans nas vozes sociais que atravessam o discurso médico em “A garota dinamarquesa”
Claudemir Sousa
El texto escrito através del foro en clases de ELE en la EaD: potencial didáctico versus subutilización del género
Tatiana Lourenço de Carvalho
As contribuições da Linguística Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de língua portuguesa
Raíssa Martins Brito, Maria Angélica Freire de Carvalho
Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico
Raquel Martins de Oliveira, Neuda Alves do Lago
Paradigmas de ensino revelados pelo dizer do professor
Danielly Dayane Soares de Macêdo, Maria de Fátima Alves, Roziane Marinho Ribeiro
As categorias de pessoa e de tempo: a singularidade da experiência humana que se revela no discurso
Claudia Toldo, Fernanda Lopes Bortolini
Transdutividade dos gêneros formulaicos: apontamentos sobre o processo de individuação da ata no ambiente organizacional
Álvaro José da Silva Fonseca, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos
Cármen Agustini, João de Deus Leite, Thanielle M. Costa
LGBT (Q de Queiroz): deslizamentos de sentido em efeitos metafóricos no discurso do deputado Eduardo Bolsonaro no Twitter
Dalexon Sérgio da Silva
Escolhas lexicais e construção identitária: o Brasil e os brasileiros nas notícias humorísticas
Karine Silveira
Avaliação e validação de gêneros acadêmicos de aprendizes de português como língua estrangeira
Ana Laura dos Santos Marques
Em busca do dado singular: a micro história de um estilo
Fabiana Giovani, Cláudia Raimundo Reyes, Cintia Bartolomeu Garcia
Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno
Cleide Inês Wittke, Ida Maria Morales Marins
“O que Achamos do Filme 365 DNI”: responsabilidade enunciativa e atos ilocucionários no gênero podcast
Francisco Diego Sousa, Maria Aparecida Porto Bessa, Rosângela Alves dos Santos Bernardino
O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa
Josefa Christiane Mendes Martins de Souza, Crígina Cibelle Pereira
Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino
Luciana de Almeida Graça
Fique em casa: heterotopia, biopoder e construção de sentidos em discursos sobre a pandemia de Covid-19
Maria Eliza Freitas do Nascimento, Antonio Genário Pinheiro dos Santos
Resenhas
Ensino de língua e literatura: da teoria à prática
Henrique Miguel de Lima Silva
Nominata de pareceristas