Novo número da revista Diálogo das Letras

04/01/2021

Novo número da revista Diálogo das Letras

Diálogo das Letras acaba de finalizar a publicação de seu último número em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/issue/view/152. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Buscando adequar-se às tendências e dinâmicas da comunicação científica, a Diálogo das Letras passou a adotar, em 2020, o sistema de publicação contínua, com veiculação de um único volume anual.

Este primeiro volume do sistema de publicação contínua reúne 30 artigos e uma resenha que abordam temáticas diversas relacionadas ao campo dos estudos do texto, discurso e ensino.

 

Agradecemos aos colaboradores e leitores pelo interesse em nosso trabalho,

 

Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

cezinaldobessauern@gmail.com

 

Diálogo das Letras

v. 9, (2020): Diálogo das Letras

Sumário

http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/issue/view/152

 

Editorial

Dificuldades e desafios na editoria científica em tempos de pandemia e ataques à pesquisa

José Cezinaldo Rocha Bessa

 

Artigo convidado

Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI

Ana Elisa Ribeiro

 

Artigos

Argumentação na entrevista de seleção de emprego: um olhar sobre a modalização delimitadora

Francisca Janete da Silva Adelino, Erivaldo Pereira do Nascimento

 

Eu não queria matar...: uma análise da modalidade volitiva em depoimentos de notícias de página policial

André Silva Oliveira

 

O Sermão da Montanha em perspectiva dialógica

José Luciano Marculino Leal, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Pedro Farias Francelino

 

 “Redondo é sair do seu quadrado” (2017): análise semiótica de posts publicitários da skol no facebook

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Thaís Borba Ribeiro

 

Argumentação, gêneros do discurso e o desenvolvimento de habilidades a partir das orientações da BNCC

Marluci Fontana Drum, Cristiane Dall’ Cortivo Lebler

 

Reflexões sobre a criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" nos cursos de Letras da UERN

José Veranildo Lopes da Costa Junior

 

Discurso político de Lula: o papel do marcador “não” na construção da persona textual

Erick Kader Callegaro

 

Diferentes tendências no estudo da referenciação no Brasil: teoria atualizada por quem e para quem?

Silvia Adélia Henrique Guimarães

 

Usos da construção “é pra” na fala de trabalhadores rurais do Alto Oeste Potiguar

Francisco Roberto da Silva Santos, Jailson José dos Santos, Wellington Vieira Mendes

 

Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook

Cristine Stella Thomas, Ernani César de Freitas

 

A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração

José Sales Vidal, Benedito Gomes Bezerra

 

Letramento crítico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio

Rosivaldo Gomes, Maria do Carmo Barbosa Machado

A construção do sujeito trans nas vozes sociais que atravessam o discurso médico em “A garota dinamarquesa”

Claudemir Sousa

 

El texto escrito através del foro en clases de ELE en la EaD: potencial didáctico versus subutilización del género

Tatiana Lourenço de Carvalho

 

As contribuições da Linguística Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de língua portuguesa

Raíssa Martins Brito, Maria Angélica Freire de Carvalho

 

Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico

Raquel Martins de Oliveira, Neuda Alves do Lago

 

Paradigmas de ensino revelados pelo dizer do professor

Danielly Dayane Soares de Macêdo, Maria de Fátima Alves, Roziane Marinho Ribeiro

 

As categorias de pessoa e de tempo: a singularidade da experiência humana que se revela no discurso

Claudia Toldo, Fernanda Lopes Bortolini

 

Transdutividade dos gêneros formulaicos: apontamentos sobre o processo de individuação da ata no ambiente organizacional

Álvaro José da Silva Fonseca, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

 

A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos

Cármen Agustini, João de Deus Leite, Thanielle M. Costa

 

LGBT (Q de Queiroz): deslizamentos de sentido em efeitos metafóricos no discurso do deputado Eduardo Bolsonaro no Twitter

Dalexon Sérgio da Silva

 

Escolhas lexicais e construção identitária: o Brasil e os brasileiros nas notícias humorísticas

Karine Silveira

 

Avaliação e validação de gêneros acadêmicos de aprendizes de português como língua estrangeira

Ana Laura dos Santos Marques

 

Em busca do dado singular: a micro história de um estilo

Fabiana Giovani, Cláudia Raimundo Reyes, Cintia Bartolomeu Garcia

 

Gênero textual crônica como (mega)instrumento para desenvolver a capacidade de escrita do aluno

Cleide Inês Wittke, Ida Maria Morales Marins

 

 “O que Achamos do Filme 365 DNI”: responsabilidade enunciativa e atos ilocucionários no gênero podcast

Francisco Diego Sousa, Maria Aparecida Porto Bessa, Rosângela Alves dos Santos Bernardino

 

O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa

Josefa Christiane Mendes Martins de Souza, Crígina Cibelle Pereira

 

Da descrição à compreensão das práticas docentes: a importância da escolha dos dispositivos de redução e de análise de dados para a apreensão das lógicas de ensino

Luciana de Almeida Graça

 

Fique em casa: heterotopia, biopoder e construção de sentidos em discursos sobre a pandemia de Covid-19

Maria Eliza Freitas do Nascimento, Antonio Genário Pinheiro dos Santos

 

Resenhas

Ensino de língua e literatura: da teoria à prática

Henrique Miguel de Lima Silva

 

Nominata de pareceristas